Experiência exitosa de Valadares é a quinta melhor do Brasil

fatoapurado-br.diariomineiro.net

Compartilhe!

Com o título “De limões, limonada: fortalecimento da rede integral de cuidado à pessoa privada de liberdade com tuberculose em Governador Valadares, MG”, o trabalho foi apresentado hoje (8), no Seminário Nacional de Tuberculose em Populações Privadas de Liberdade, em Brasília

Valadares segue sendo destaque a nível nacional no âmbito da saúde. É que o município foi selecionado para apresentar uma experiência exitosa durante o Seminário Nacional de Tuberculose em Populações Privadas de Liberdade – promovido pelo Ministério da Saúde e realizado nesta quarta (7) e quinta-feira (8), em Brasília (DF).

E mais do que isso, durante o evento, que teve o objetivo discutir de forma intersetorial a política pública para este problema e dar visibilidade a iniciativas e pesquisas que deram certo por todo o país e que possam ser aplicadas em outros contextos, o trabalho do nosso município intitulado “De limões, limonada: fortalecimento da rede integral de cuidado à pessoa privada de liberdade com tuberculose em Governador Valadares, MG” ainda foi reconhecido como a quinta melhor iniciativa do Brasil.

Isso porque ele destacou que através de parcerias intra e intersetoriais é possível cuidar de forma integral deste público, levando em consideração suas necessidades específicas, contextos e dificuldades.

A apresentação oral foi feita pela servidora efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares, a médica Katiuscia Cardoso Rodrigues, que representou e elevou o nome da cidade nacionalmente. “Somos resposta à necessidade de quem mais precisa e a voz dos que não podem falar. Fazemos o SUS em que cremos, sem qualquer distinção, dispostos sempre a fazer o bem. E esse tipo de reconhecimento nos impulsiona a buscar a efetivação de estratégias sustentáveis, como a implantação de equipes de atenção primária prisionais”, declarou ela.

O resultado é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2019 pela Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde, e integra instituições de privação de liberdade, utilizando de estratégias como a formação de profissionais, organização de fluxos e enfrentamento de desafios.

A partir de 2024, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), por meio da Gerência de Epidemiologia, juntamente com o Departamento de Atenção à Saúde (DAS), por meio do Creden-pes, estão realizando atendimentos médicos e de enfermagem às pessoas privadas de liberdade, em sua integralidade na Penitenciária Francisco Floriano de Paula.

Lá ainda são ofertados, periodicamente (quinzenal ou mensal, a depender da demanda), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e tratamento oportuno, imunização (em parceria com a Estratégia Saúde da Família da área de abrangência e orientação em saúde.

Embora em menor número, a população já citada, só que com hanseníase, também recebe apoio destas equipes – que contam ainda com a parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora-GV (Internato em Saúde Coletiva).

Picture of Bruna Cerqueira

Bruna Cerqueira

Jornalista, com mais de 20 anos de experiência em comunicação

Discover More By Julianna Moss

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
freeillustrated_00027_VL_2k.jpg

Novel, Fiction

Julianna Moss

5/5
freeillustrated_00041_AV_2k.jpg

Novel, Fiction

Julianna Moss

5/5
freeillustrated_00056_RA_2k.jpg

Novel, Fiction

Julianna Moss

5/5