Evento contará com valadarense que é autoridade de psiquiatria nos Estados Unidos
O prazo de inscrições para a VI Jornada da Psiquiatria do Vale do Aço e Região Leste, maior evento voltado aos estudos de saúde mental no interior de Minas Gerais, realizada pela Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), termina na próxima segunda-feira (19). O evento acontece nos dias 23 e 24 de maio, no auditório da Univale em Governador Valadares e reúne profissionais do Vale do Aço e do Leste de Minas.
Link para inscrição
https://www.even3.com.br/vi-jornada-de-psiquiatria-542786/
O primeiro dia do evento, sexta-feira (23), começa às 19 horas com o psiquiatra Dr. Humberto Corrêa abordando o intrigante tema “A curiosa história da moderna psicofarmacologia e suas relações com o festival de cinema de Cannes, os mísseis V2 nazistas e Serendip!”. Em seguida, o psiquiatra Dr. Frederico Garcia falará sobre “Populações vulneráveis e intervenções da psiquiatria”. A primeira mesa redonda do evento, mediada pelo psiquiatra José Adão Leal, e composta pelos psiquiatras Bruno Hemerly, Pedro Colen e Francis Silveira, abordará temas dentro da “Saúde Mental em Grupos Vulneráveis”.
No sábado (24), o evento começa as 8h30 da manhã, quando a psiquiatra Elisa Seabra mediará uma mesa sobre a “Saúde Mental da Mulher” com participação das psiquiatras Ana Luisa Soares e Juliana Leal, além da ginecologista e obstetra Marcela Laender. Seguindo, o Dr. Jair Soares, o valadarense que é uma autoridade da psiquiatria nos Estados Unidos participa, por meio de uma videoconferência,a direto de Houston, Texas, abordando o tema “Atualização no manejo clínico de pacientes refratários com transtorno bipolar”. Por fim, o psiquiatra André Martin media uma mesa sobre “Psiquiatria da Infância e da Adolescência” com os psiquiatras Pedro Pacheco, Mariana Fidelis e Sigrid Calazans do Vale do Aço.
A Jornada de Psiquiatria, coordenada em Governador Valadares pelo psiquiatra Pedro Colen de Melo, conta com três conferências e três mesas redondas, onde são levados temas da psiquiatria infanto-juvenil, da psiquiatria do adulto, da psiquiatria do idoso, da psicogeriatria. “Nos dois dias de evento temos a oportunidade de discutir os temas das últimas pesquisas, os tratamentos, as questões diagnósticas, criando uma atmosfera muito viva de troca entre os profissionais gabaritados, alguns vindo de fora, como Belo Horizonte, e com os profissionais da nossa região que trabalham ativamente na produção de conteúdos de primeiríssima linha para o evento”, explica Melo, já esta trabalhando na programação da edição de 2026 que será anunciada em breve.