Agricultores de 817 municípios auxiliados pela Emater-MG já aderiram ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e vendem alimentos frescos para escolas públicas
Agricultores familiares de 817 municípios atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), estão sendo beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio da iniciativa, legumes fresquinhos, filé de tilápia, iogurte e muitas frutas chegam aos pratos de cerca de 2 milhões de alunos da rede pública estadual de Minas Gerais.
De 2021 a 2023, cerca de meio bilhão de reais foram investidos pelo Governo de Minas em compras de pequenos agricultores familiares, valor que também beneficia diretamente mais de 15 mil produtores rurais. Em 2024, o valor total reado pelo estado no Pnae foi de cerca de R$ 700 milhões.
O Pnae destina recursos financeiros para atender estudantes da educação básica em escolas públicas e em algumas escolas privadas sem fins lucrativos.
Confira o número de cidades e alunos contemplados por Superintendência Regional da Educação (SRE) no Vale do Rio Doce:
SRE Caratinga: 24 cidades e 26.002 alunos contemplados;
SRE Caxambu: 23 cidades e 16.425 alunos contemplados;
SRE Coronel Fabriciano: 11 cidades e 39.641 alunos contemplados;
SRE Governador Valadares: 40 cidades e 52.897 alunos contemplados;
SRE Guanhães: 22 cidades e 24.312 alunos contemplados.
Fonte: Agência Minas